Lançamento com sucesso dos primeiros quatro satélites da O3B

No começo da noite de 25 de junho de 2013, os primeiros quatro satélites da O3b rugiram pelo céu a bordo do veículo de lançamento Arianespace Soyuz. Algumas horas mais tarde, o primeiro contato foi feito com o acesso da O3b no Havaí, confirmando o nascimento da mais nova e inovadora operadora do setor de satélites.

A O3b está implementando uma nova rede revolucionária que combina o alcance de um satélite com a velocidade da fibra, oferecendo conectividade de alta velocidade e baixo custo para bilhões de pessoas em mercados emergentes que nunca tiveram acesso a esse tipo de conectividade antes.

Um segundo grupo de quatro satélites da O3b será lançado em setembro, concluindo a primeira case da constelação da empresa e avançando com o lançamento do serviço da empresa ao fim do ano. O sistema da O3b é flexível, criado para permitir que mais satélites sejam lançados e integrados ao sistema, aumentando a capacidade com sofisticação e simplicidade conforme a demanda cresce inexoravelmente.

A O3b Networks é uma provedora de serviços via satélite que está desenvolvendo uma rede de satélites de última geração para operadoras de telecomunicações, provedoras de serviço de Internet, clientes empresariais e governamentais em mercados emergentes. O sistema O3b combinará o alcance global do satélite com a velocidade da rede de fibra ótica, fornecendo a bilhões de consumidores e empresas, em quase 180 países, um serviço de Internet de baixa latência, rentável, de alta velocidade e conectividade móvel. Entre os investidores da O3b Networks estão a SES, Google, Liberty Global, HSBC Principal Investments, Northbridge Venture Partners, Allen & Company, Development Bank of Southern Africa, Sofina, Satya Capital e Luxempart. A O3b Networks está sediada em St. Helier, Jersey, Ilhas do Canal.

No Amazonas, os serviços serão prestados pela Ozônio Telecomunicações ,através do contrato pioneiro firmado para a distribuição de seus serviços. A Ozônio Telecomunicações Ltda, possui uma portadora (1.2Gbps) da Banda O3b e é uma empresa brasileira, provedora de serviços de comunicação multimídia com licença nacional desde 2008. Especializada em entregar soluções de dados e voz "turn-key" em regiões que não estão conectadas com a rede de fibra ótica do país e dependem de comunicação via satélite. A Ozônio está localizada em Manaus, Amazonas e tem como sócios as empresas IIN Tecnologias Ltda. com 60%, a qual vem operando no Brasil desde 1998 e a Ozonio Telecom Inc. com 40% (uma empresa de Delaware-EUA) que consolida os interesses de seus investidores estrangeiros.

Para Yoram Yaeli, Diretor Geral da Ozônio Telecomunicações, o lançamento desta tecnologia no Brasil e no Amazonas é um marco histórico para o setor, que viabiliza a implantação do plano nacional de banda larga em áreas que anteriormente foram excluídas por causa das suas condições geográficas. "Trabalhamos junto com a O3b na construção de novas estradas digitais que vão realizar, finalmente, o sonho do serviço de banda larga para a população dos municípios remotos da Amazônia" relata o diretor.

O Diretor comercial da Ozônio Telecomunicações, Adriano Vieira, relata "A demanda por banda larga no interior do estado foi tão grande que antes mesmo do lançamento do Satélite, vários provedores de acesso, prefeituras do interior do estado, órgãos estaduais e federais tem nos procurado para contratar a solução, para tanto, criamos em nosso site www.ozoniotelecom.com.br , um sistema de reservas de banda".


Footer