Ozônio Telecomunicações.
Diretoria Ozônio Telecomunicações Ltda.
Srs Yoram Yaeli e Marc Green.

 

Certificação ISO/IEC 20000-1:2011

A ISO/IEC 20 000 é a primeira norma editada pela ISO (International Organization for Standardization) que versa sobre gestão de qualidade de serviços de TI (Tecnologia da Informação). É a primeira norma mundial especificamente focada na gestão de serviços de TI. Ela não formaliza a inclusão das práticas da ITIL e do COBIT, embora esteja descrito na norma um conjunto de processos de gestão que estão alinhados com os processos definidos pela ITIL e pelo COBIT.

A certificação ISO/IEC 20 000 fornece uma base para prover que uma organização tenha implementado os processos de gestão de serviços e utiliza-os de forma consistente dentro da organização. Seu propósito é promover a adoção de um processo integrado para entregar serviços que satisfaçam os requisitos do negócio e do cliente. Para isso, introduz uma cultura de serviços e provê as metodologias para entregar serviços que atendam aos requisitos de negócio definidos e às prioridades. Além disso, enfatiza processos para apoiar a qualidade real de fornecimento, ajudando as organizações a gerar receita ou a ter um custo efetivo via uma gestão de serviço profissional.

A ISO/IEC 20 000 é particularmente importante para organizações de setores industriais em que a qualidade dos serviços de TI é essencial para o sucesso empresarial. Também é relevante para organizações que fornecem serviços geridos e subcontratação de serviços de TI ajudando a atender conformidades regulatórias. Ela foi desenvolvida para estar alinhada com a família ISO/IEC 27001 (Segurança da Informação).


Footer